Notícias

Cooperativa de Trabalho Multifuncional de Saúde

Categoria: Notícia Autor: Líder Farma 17/09/2020

Memória dos idosos: cuidados e estímulos

O processo pelo qual o corpo passa, no decorrer em que a pessoa envelhece, traz a diminuição de entendimento rápido das informações, como também afeta a memória. Como o cérebro sofre modificações com o envelhecimento, esses acontecimentos são naturais da idade. Porém, para que eles não afetem a autonomia do indivíduo de forma drástica, oferecemos algumas dicas de como cuidar e melhorar a memória na terceira idade.

-Movimentar-se é preciso
Olha só quem apareceu na lista das atividades para melhorar a memória: o exercício físico. Movimentar o corpo diminui a viscosidade do sangue. A importância disso? É o fluxo do sangue no cérebro acontecer de forma mais efetiva, melhorando as capacidades cognitivas, como a memória. Praticar caminhada, dança, hidroginástica, entre outros, faz tão bem ao cérebro que até a oxigenação melhora, diminuindo a incidência de acidentes vasculares encefálicos e demências.

-Jogos
Um jogo muito presente na infância, mas que pode fazer parte da vida da terceira idade é o jogo das diferenças. Ao estimular a mente com a busca das diferenças, o jogo melhora a percepção e análise. O leque desses jogos na internet é grande, possibilitando assim a pratica do mesmo diariamente. Outro jogo sugerido é o dominó. As habilidades cerebrais são muito utilizadas com ele, pois é preciso analisar a partida estrategicamente e ter concentração e percepção visual. Junto a isso, vem a interação com mais pessoas, muito importante na melhor idade. Seja com os netos, filhos ou amigos, jogar dominó é uma atividade prazerosa e benéfica para a memória. Essas são algumas das possibilidades divertidas, para passar o tempo e também deixar a memória mais ativa.

-Filmes e livros
Ler, além de ser uma atividade gostosa, que oferece contínuo conhecimento, estimula de maneira efetiva a memória. Isso porque a atenção depositada no momento da leitura é grande, para captação das informações. A sugestão é que, após ler, a pessoa seja estimulada a contar o livro de forma a treinar a habilidade de armazenar conteúdo. Com filmes é possível aplicar a mesma atividade.

-Novidades estimulam o cérebro
Em função de estarmos habituados a realizar diversas atividades da mesma forma, sempre, algumas partes do cérebro geralmente não são usadas. Um bom exercício para estimular novas vias cerebrais é realizar atividades diárias de forma diferente. Procure intercalar a escova de dentes entre as duas mãos, use o relógio no pulso em que não usa e troque o mouse do computador de lado. É possível aliar o exercício físico diário a essas novidades também, mudando o trajeto de caminhada. Além da memória agradecer, você conhece outras paisagens!

-Aprender, sempre!
A dica aqui é incentivar o idoso a aprender, por dia, uma palavra nova e seu o significado. O dicionário poderá ser o melhor amigo desse estímulo. Após, o interessante é que a palavra nova seja utilizada para